Vila do Conde (26 de Julho ao 11 de Agosto)

Este ano, pela segunda vez, Vila do Conde valorizou a renda de Bilros, durante a feira anual do Artesanato, que se desenrolou de 26 de Julho a 11 de Agosto.

O último encontro Internacional de Rendilheiras realizou-se a  5 anos.
Quando se diz " Encontro Internacional ", é nalguns casos,  países do mesmo continente, aqui, em vila do Conde, quando se diz Internacional, é Internacional, vejam antes:
África do Sul, Inglaterra, Austrália, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Índia, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Eslovénia e Suíça.

Mas antes de começar a visita, vou dar-vos um pequeno conselho: se apanhar o avião, não esperem fazer renda com agulha, ou bordado durante   o voo: tudo o que é susceptível de ser perigoso, desde os alfinetes, passando pelas tesouras e mesmo pela pinça, deve ser tudo despachado junto com as bagagens correndo o risco de ser destruído se os guardar consigo.... Fiz a experiência e felizmente acabou bem.

Passemos a reportagem.

Esta manifestação, na parte do Artesanato, agrupa o artesanato tradicional português, cerca de 200 standes nacionais. Uma multidão gigantesca a visita: mais de 400.000 visitantes durante os 15 dias! É magnificamente organizada , disse-o frequentemente, mas desta vez a  perfeição está por toda a parte: desde o acolhimento dos expositores até ao acolhimento dos visitantes. E o público torna-o bem visivel, verá uma fotografia, é impressionante.

É igualmente ocasião de tornar a Festa bonita e grande. Diferentes desfiles animaram as tardes, e danças folclóricas aqueceram as noites.

cortege1.jpg (18806 bytes) folklore15.jpg (23924 bytes)

A inauguração, sem discursos, foi feita pelo Dr. Pedro Roseta, Ministro da Cultura, e Eng.º  Mário Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde.
O Ministro da Cultura visitou a totalidade dos standes, bem como os das Rendilheiras, cumprimentando os participantes com um aperto de mãos ou uma pequena palavra. Demorou-se um pouco mais no stande da França porque a  língua lhe era familiar

maire.jpg (14480 bytes)

ministre1.jpg (22307 bytes)

Sr. Mario Almeida

Sr. Pedro Roseta e o Sr. Mario Almeida

ministre2.jpg (20889 bytes) ministre3.jpg (21900 bytes)

M o Ministro da Cultura visivelmente muito à vontade com a língua Francesa.

2/32

Sequência